Professoras: Daniela, Márcia, Danielle, Méris, Maria Vera e Magali
1°s Anos do Ciclo I
Com os primeiros anos iniciamos com os combinados e as primeiras atividades são os jogos da Turma da Mônica, pois estimulam o manuseio do mouse e colabora para a cooperação das duplas.
FRUTAS
Os Primeiros Anos do Ciclo I, realizaram uma seuquência de trabalho com Frutas, tiveram a oportunidade de: Explorar as formas, cores, sabores e seus nomes. Fizeram comparações entre quantidades, tamanhos, doce e azedo. Puderam realizar: Leituras de textos sobre os valores vitamínicos das frutas, situações problemas com adições e receitas. No Laboratório de Informática, exploraram os jogos do site Smartkids sobre o assunto e no Tux Paint puderam soltar a imaginação criando um personagem a partir das esculturas de um artista infelizmente desconhecido que "brinca" com frutas, verduras e legumes.
PROJETO: : UNI DUNI TÊ - QUERO BRINCAR COM VOCÊ.
Como parte do projeto coletivo da escola: LUDICIDADE, CONHECIMENTO E CIDADANIA, os 1°s anos do ciclo I, confeccionaram um livro com cantigas de roda, para cada cantiga havia uma técnica artistica para ilustrá-las (dobradura, aquarela, giz de cera, etc.), cada classe escolheu uma cantiga para ser ilustrada no laboratório de informática usando o programa Tux Paint, como capricharam nos desenhos resolvemos transformá-los em videos, assim podem conferir o trabalho da classe de qualquer lugar.
Professoras: Daniela, Márcia, Danielle, Magali, Maria Vera e Méris
Durante o ano costumamos planejar atividades que envolvam alfabetização, sequência numérica, adições e subtrações simples a partir de desenhos.
O laboratório para esta faixa etária também é utilizado para ilustração de conteúdos de Ciências, História e Geográfia, pela facilidade do uso de imagens e vídeos que se aproximam do real.
Sites, Frees e Softwares utilizados:
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www.smartkids.com.br
Software: O coelho Sabio (Primeiro Ano)
Frees: 2+2, tangram e Fecha quatro
PAPE - Debora C.
2011
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Professoras: Eliana, Fátima, Rosa e Maria K., Fernanda, Mônica, Lucia e Valéria
PRIMEIRAS AULAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 2011
2°s Anos do Ciclo I (9 anos)
Quem nunca se questionou sobre a distribuição das letras no teclado que usamos para digitar? A partir deste questionamento contamos a história do teclado QWERTY , que é o teclado nosso de cada dia, mas poucos sabem de onde surgiu este teclado, se ficou curioso leia no site:
Para contextualizar a história do teclado, usamos o software livre da Sebran, com os jogos Chuva de ABC e Chuva de letras.
http:/ / pt.wikipedia.org/ wiki/ Pantanal#Fauna
http:/ / animaisleitura.blogspot.com/
http:/ / www.fiocruz.br/ biosseguranca/ Bis/ infantil/ aquaticos.htm
http:/ / www.superkid.com.br/ pergunte/ marinhos/ index.php
2°s Anos do Ciclo I (8 anos)
Dando contunuidade ao trabalho realizado em sala de aula, os alunos expuseram seus desejos, medos e sonhos, assim utilizamos o vídeo escolhido pela Coordenadora Rosana para a formação inicial dos professores, após o retrorno das férias.
Um vídeo que fala de sonhos... Após a exibição do vídeo os alunos desenharam em dupla, seus sonhos para este ano em nossa escola, usando o programa Tux Paint.
Alguns sonhos...
2°s Anos do Ciclo I (9 anos)
Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração.
No Laboratório de Informática: É apresentada a biografia de Romero Britto, através de slides e vídeos, os alunos exploram os quadros e esculturas no próprio site do artista, no programa Paint utilizam as técnicas do mesmo com o pincel, linha e a latinha de tinta.
Slides apresentados aos alunos...
A partir do 2º semestre deram inicio ao projeto: "Ler e escever", com foco em Língua Portuguesa, mas o material do projeto nos permitiu caminhar pelas demais áreas do conhecimento. Os temas trabalhados foram: Animais Aquáticos e Animais do Pantanal, os alunos pesquisaram informações dos animais para confecção de fichas técnicas e textos informátivos, todo material pesquisado foi exposto em nossa mostra cultural no final do ano.
Sites utilizados para as pesquisas:
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Exemplo de uma Ficha Técnica confeccionada pelos alunos
Desenhos produzidos pelos alunos
PAPE - Debora C.
2011
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Professoras: Cleuza, Solange, Angela, Izabel, Regina e Léia
Para estimular a cooperação entre as duplas que se formaram este ano no laboratório, a primeira atividade foi o Jogo da Forca, também possiblita o trabalho com as questões de leitura e escrita.
Para estimular a cooperação entre as duplas que se formaram este ano no laboratório, a primeira atividade foi o Jogo da Forca, também possiblita o trabalho com as questões de leitura e escrita.
Como parte do projeto coletivo deste ano: LUDICIDADE, CONHECIMENTO E CIDADANIA, os alunos dos Primeiros Anos do Ciclo II, exploraram as obras do artista Cândido Portinari, principalmente as que retratam suas brincadeiras de infância no interior de São Paulo e Ivan Cruz por ser um artista que também retrata suas brincadeis de infância só que no subúrbio do Rio de Janeiro, em rodas de conversas a partir de observações, faziam um paralelo com os dias de hoje, com as brincadeiras que hoje costumam brincar e as do artista.
Foi possível listar brincadeiras que não conheciam e pesquisar suas origens.
O artista Ivan Cruz tem uma particularidade, pois é uma artsita ainda vivo, assim não há livros que explorem suas obras, o laboratório é de extrema importância quando se trabalha com este artista, pois é necessário estar sempre explorando seu site, para observar a técnica e estilo, o laboratorio tambem foi utilizado para assistir vídeos do artista no Youtube.
AUTO-RETRATO
EXPLORANDO OS SITES:
http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm
www.brincadeirasdecrianca.com.br/biografia.htm
RELEITURA UTILIZANDO O PROGRAMA PAINT E TUX PAINT NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE PORTINARI E IVAN CRUZ
EXPOSIÇÃO DOS PAINÉIS DE IVAN CRUZ, PRODUZIDOS PELOS ALUNOS 1ºS ANOS DO CICLO II
CONFECÇÃO DOS PAINÉIS
Durante o ano os 1ºs Anos do ciclo II, costumam utilizar jogos que envolvam racicínio lógico como: tabuada, adição com reserva, subtração com recurso, xadrez, fecha quatro, tangram, etc.
Foi um ano também que estiveram muito presentes no blog da escola, explorando sempre seu conteúdo, comentando, publicando e dando sugestões.
PAPE - Debora C.
2011
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Maria Celia, Jalmir, Varcena, Nelba, Renan, Claudia, Isabel e Leila
PRIMEIRAS AULAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 2011
Dando inicio a sequenciada Toda Memória tem uma história, começamos no Laboratório de Informática com o resgate de buscar um pouco da história de cada um, muitos conhecem a história do nome, seu significado, muitas histórias de família, mas e o dia que você nasceu? O que será que aconteceu de mais interessante? Para isso acessamos o site da revista Veja, que disponibiliza seus exemplares a partir de 1997, assim os alunos puderam conhecer alguns fatos da semana que nasceram.
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Estudo dos Biomas Brasileiros
O trabalho realizado seguiu de acordo com o planejamento anual do ano ciclo, que previa: o estudo de biomas brasileiros e textos informativos.
Embora todos os biomas tenham sido estudados deu-se especial atenção ao estudo da Mata Atlântica em função da participação da turma no Projeto “Aguáh – Teatro Aventura na Billings” .
Ao abordar o conteúdo de Ciências a partir do estudo dos Biomas Brasileiros articulou-se o conteúdo de Português com a produção de textos informativos e o conteúdo de Artes por meio da produção artística de imagens.
O trabalho desenvolveu-se em etapas sucessivas que ocorreram em sala de aula, laboratório de informática e biblioteca.
As atividades desenvolvidas na biblioteca consistiram em aquisição de repertório, por meio de recursos audiovisuais ou bibliográficos, para a elaboração dos textos informativos. Especificamente à consulta de livros e revistas foi direcionada por roteiro de perguntas entregues aos alunos que foram divididos em grupos. No laboratório de informática exploraram sites, vídeos e selecionaram imagens sobre o tema para os seminários em sala de aula e formulação de dessafios para a exposição do dia 03 de dezembro.
EXPOSIÇÃO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS
Educação Tecnológica - 2°s Anos do ciclo II
Em abril demos inicio as aulas de educação tecnológica no laboratório de informática, começamos com a discussão do que é e o que não é tecnologia, máquinas e robôs, com foco no projeto coletivo da escola sobre Brinquedos e Brincadeiras populares.
Após tantas discussões e pesquisas sobre brincadeiras e brinquedos, utilizamos a caixa a caixa vermelha 9630 do Lego para construção de um carro que se locomove por controle remoto, cada sala foi dividia em grupos de quatro alunos, enfatizamos que não era uma aposta para qual grupo conseguiria montar mais rápido, mas sim que se unissem e montassem o carrinho seguindo passo a passo com a colaboração de todos.
PROFESSORA: RENAN
PROFESSORA: LEILA
PROFESSORA: CLAUDIA
PROFESSORA: ISABEL
PROFESSOR: JALMIR
PROFESSORA: NELBA
PROFESSORA: MARIA CÉLIA
PROFESSORA: VARCENA
Os Segundos Anos do Ciclo II da tarde, das Professoras Isabel e Renan, pequisaram no laboratório de informática as histórias dos Jogos: Cooperativos, Eletronicos, Populares e de Tabuleiros, para socializarem com os pais, alunos e comunidade presentes no sábado 16 de abril em nossa escola, tivemos o Evento: "Aprendendo e Brincando com a família na escola". Dessa pesquisa, confeccionaram um livro que foi exposto no dia do evento no próprio laboratório, os alunos ainda ensinaram aos presentes a jogarem alguns jogos antigos, mas que são possiveis de jogar no computador.
PROJETO - ARCO DA VELHA: RESGATE E VIVÊNCIA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES
Como parte do projeto coletivo da escola, os alunos dos Segundos Anos do Ciclo II, fizeram um levantamento de brinquedos e brincadeiras preferidas da sala e dos pais. Confira o resultado...
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
GRÁFICO CONFECCIONADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
Estes dados nos deram idéia de que brincadeiras e brinquedos essa geração conhece, os 2ºs anos do ciclo II também trabalharam com o artista Ivan Cruz, assim exploraram bastante o site para conhecerem sua biografia, suas obras e os vídeos do artista.
Os alunos dos Segundos Anos do Ciclo II no 3º trimestre trabalharam com o gênero noticias, utilizando o suporte jornal, assim no laboratório de informática exploraram sites de jornais, revistas e portais de noticias, para observarem suas caracteristicas e diferencas.
PAPE - Debora C.
2011
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MONITORIA
Duração: De abril a dezembro de 2011
Publico Alvo: Alunos dos 2°ano do ciclo II
Objetivos
- Proporcionar ao aluno ser um multiplicador de seus conhecimentos.
- Criar um espaço de interação produtiva entre alunos, professores e comunidade.
Descrição do Projeto:
O que é preciso para ser monitor ?Ser sorteado dentre os alunos dê sua sala de aula, o mesmo precisa estar disposto a sempre descobrir algo novo no laboratório de informática, gostar de ajudar, participar e trabalhar no coletivo.
Quais as atribuições dos monitores ?
- Participar das atividades no horário contrario de suas aulas, estarão envolvidos em situações significativas para sua vida, interagindo com professores e alunos para tornar este espaço melhor utilizado por todos
- Explorar os recursos técnicos oferecidos pelo equipamentos de informática ( computadores, cd’s, sites, material de Educação Tecnológica e etc. ).
- Apoiar professores e alunos nas atividades realizadas no laboratório.
- Organizar o uso da sala para a comunidade escolar e a comunidade em geral: pesquisa, comunicação e serviços.
Posturas e combinados com os monitores:
- Acolher com carinho e respeito cada integrante da escola.
- Saber ouvir e estar abertos as contribuições dos professores e alunos.
- Ter paciência com o tempo do outro, e respeitar o ritmo das pessoas.
- Quando surgir uma pergunta que não saiba responder. Dizer honestamente que não sabe e perguntar para a Pape ou outro aluno-monitor.
- Caminhar entre os computadores para ajudar em qualquer duvida.
Avaliação
Pode e deve ser feita por todo o grupo, alunos, professores, envolvendo também a discussão sobre as mudanças de atitudes observadas na sala de aula, nos demais espaços da escola e no ambiente familiar.
NOSSOS MONITORES... 2011
PAPE - Debora C.
2011
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BLOG 2011
O blog teve grande participação nas atividades pedagógicas este ano na escola, para divulgação de eventos e socialização das praticas realizadas.
Foi visível ver como os alunos entenderam que o blog é uma ferramenta de socialização, assim comunicação. Sabiam que sempre após uma visita pedagógica ou uma atividade significativa poderiam acessar o blog para compartilhar com os pais e amigos os momentos vividos na escola.
Foi visível ver como os alunos entenderam que o blog é uma ferramenta de socialização, assim comunicação. Sabiam que sempre após uma visita pedagógica ou uma atividade significativa poderiam acessar o blog para compartilhar com os pais e amigos os momentos vividos na escola.
Comentários sobre as postagens!!!
ATÉ O PRÓXIMO!!!
PAPE: DEBORA C.
2 comentários:
a escola que queremos é a erminia paggi
Gustavo
gostei muito do passeio da 2s.e.que ir de novo na 4s.e.
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